O brincar e o brinquedo no desenvolvimento da criança

14-04-2010 11:49

      

    Desde os primeiros meses de vida (período sensório-motor) a criança inicia o acto de brincar, quando observamos que a criança olha na direcção de um som musical, de uma palma, ela sorri, esta reacção pode ser considerada uma forma inicial de brincar.

    Uma criança brinca quando desenvolve qualquer actividade que lhe proporcione prazer. É uma actividade voluntária que a criança realiza segundo os seus gostos e interesses do momento.

    O mais importante que define brincar é analisar a sua função, não havendo dúvidas de que a brincadeira tem uma função natural que terá tido mesmo influência na evolução do homem agindo como factor de selecção natural.

    De facto é através das brincadeiras que as crianças crescem e aprendem a utilizar os seus músculos e a desenvolver a capacidade de coordenação.

    O acto de brincar permite:

·         Estimular a curiosidade, iniciativa e auto-confiança;

·         O exercício de habilidades;

·         O exercício de construção e atenção;

·         A elaboração de hipótese;

·         A socialização – aproximação do outro;

·         Tradução da realidade para o contexto infantil;

·         Possibilidade de criar, transformar e construir as suas fantasias;

·         Promover o desenvolvimento da linguagem corporal, escrita, oral;

·         Fomentar a ampliação do vocabulário;

 

    O brinquedo deve ter como objectivo:

·         Satisfazer os interesses e necessidades da criança;

·         Ser adequado ao seu nível etário e permitir o desenvolvimento e criatividade;

    O brinquedo objecto manipulável, é o suporte da brincadeira que tem uma relação íntima com a criança quando brinca.

    No brincar está presente o uso da abstracção e da construção que leva a criança a conceber na sua imaginação o seu próprio mundo. O brinquedo sozinho é apenas um dos muitos objectos, mas no momento em que se processa o jogo educativo na acção da brincadeira desencadeia-se o desenvolvimento afectivo, cognitivo, físico e de interacção social.

    O brinquedo corresponde na verdade a uma necessidade da vida social. Ele é fornecedor da brincadeira, é fonte de imagens a ser manipulado, traduzindo o universo real ou imaginário.

 

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